O Curso

  

  O curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, iniciou suas atividades no 1º semestre de 2009, estando portanto, recebendo sua primeira turma.

A criação do Curso de Licenciatura em Matemática da UFTM apóia-se nos artigos 61 a 67 da Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996, a qual trata da formação dos profissionais da educação; na Lei que aprova o Plano Nacional de Educação 10.172 de 9/1/2001, organizando-se segundo os Parâmetros Curriculares - SESU-MEC (27/10/2000) e pela proposta de Diretrizes Curriculares para Matemática homologada em 17/01/2002 pelo Ministério da Educação e Desporto – MEC. Além disso, está de acordo com o que prevê a proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, Curso de Licenciatura, Resolução CNE/CP 18, 01/02/2002, homologada pelo Ministério da Educação – MEC. Também está de acordo com o que propõe o Decreto n° 6.096 de 24/04/2007 que institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI.

As concepções de prática de ensino baseiam-se nas Resoluções CNE/CP 1 e 2 de 18 e 19 de fevereiro de 2002 e no Parecer CNE/CES 109/2002, aprovado em 13/03/2002 que estabelecem, respectivamente, as diretrizes curriculares de formação de professores, a duração e a carga horária dos cursos em nível superior de licenciatura.

O desenho curricular do curso de Licenciatura em Matemática desenvolve-se através de três eixos básicos de sustentação: Vida em Sociedade e a Complexidade Humana, Múltiplas Linguagens, e Formação do Professor e Prática Pedagógica. Desses eixos originam-se unidades temáticas específicas.

A sua duração será de 3.600 horas/aula, integralizado em 240 créditos, com 144 créditos ou 2.160 horas/aula de trabalhos acadêmicos em classe, 12 créditos ou 180 horas/aula a distância desenvolvidas na Unidade Temática: Estudos e Desenvolvimento de Projetos – EDP ao longo de seis semestres, 4 créditos ou 60 horas/aula a distância no desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC ao longo de dois semestres e 80 créditos ou 1.200 horas/aula destinadas a outras atividades acadêmicas integralizadas em 200 dias letivos anuais, distribuídas ao longo de oito (08) semestres.

Objetivo

Formar um educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões, com competências para:

• fazer escolhas pedagógicas, conforme os ciclos de desenvolvimento e a diversidade humana, de acordo com princípios políticos, éticos, estéticos e epistemologicamente coerentes;
• oportunizar o diálogo entre os alunos, orientando-os a respeitar e valorizar a diversidade humana tendo em vista a valorização das diferenças , a solidariedade e o exercício da cidadania;
• fazer uso de diferentes linguagens em suas mais variadas manifestações: visual, corpórea, gestual, artística, oral, escrita, matemática, informacional, em diferentes situações;
• ler com proficiência textos em língua portuguesa e, como professor, levar seus alunos a fazerem leituras significativas de diferentes tipos de texto, de modo a descobrir e inferir significados, a partir do seu conhecimento de mundo, numa postura crítica-reflexiva;
• redigir textos, em língua portuguesa, com coesão e coerência, criatividade, autonomia e adequação à situação de comunicação e aos padrões da gramática normativa;
• desenvolver atitude de pesquisa como componente indissociável do seu fazer pedagógico;
• desenvolver hábitos de aprendizagem permanente;
• mediar e gerenciar conflitos nas relações que estabelece no contexto escolar entre professor-aluno, professor-professor e professor-unidade escolar;
• gerir o seu fazer pedagógico articulando-o a diversificados ambientes de aprendizagem com duração de tempo e espaço adequados e também diversificados;
• trabalhar em equipe;
• desenvolver uma visão de totalidade sobre o mundo;
• atuar de maneira interdisciplinar;
• desenvolver atitudes propositivas que levem em conta a análise da realidade, a busca de intervenções que possibilitem a sua melhoria, a concretização de ações e a avaliação dos processos , num movimento dinâmico e constante;
• priorizar o efetivo aprendizado de seus alunos, como concretização da sua prática docente.

Perfil do Egresso

Professor formado com excelência para atuar nos quatro anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio da Educação Básica, de forma criativa, crítico-reflexiva, democrática, ética e comprometida com uma aprendizagem transformadora, a partir do domínio teórico-prático do seu campo de saber, tendo em vista o desenvolvimento do aluno em todas as suas dimensões.

 

Foto da 1ª turma de Matemática

 

Fonte: www.uftm.edu.br